Nosso Blog Saudável

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Moxabustão para a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição muito comum na Medicina Chinesa. Ele juntamente com uma série de outras questões digestivas tendem a responder bem à Acupuntura e a Fitoterapia, e como este post indica, com um outra técnica da MTC, a Moxabustão. Como a SII pode ser bastante debilitante e parece afetar 15% ou mais da população mundial, é importante trabalhar para resolver esta condição em termos eficientes e econômicos. Embora as causas subjacentes da SII sejam mal compreendidas, existem alguns fatores que provavelmente contribuem, como escolhas dietéticas precárias, altos níveis de estresse, influências de medicamentos e outras drogas, e muito mais. Muitas pessoas, no entanto, fazem muitas mudanças positivas em suas dietas e no estilo de vida, e mesmo assim ainda têm problemas. Para explicar isso, a pesquisa atual indicou que a SII é contribuído por uma comunicação defeituosa entre o cérebro e o trato gastrointestinal.Como sempre, o tratamento adequado na Medicina Chinesa requer um diagnóstico adequado. Para a SII há uma boa quantidade de diagnósticos potenciais da perspectiva da Medicina Chinesa. No estudo que estou discutindo hoje, pesquisadores do Instituto Shangai de Acupuntura e Moxabustão, analisaram os efeitos bioquímicos de duas técnicas comuns de estimulação: EletroAcupuntura e Moxabustão. Seu objetivo era entender os mecanismos subjacentes de como essas técnicas ajudam a SII e também ver o que funcionou melhor.

No estudo (usando ratos de laboratório), os pesquisadores usaram o ponto de acupuntura E37 (Shang Juxu). Este ponto é comumente usado para uma gama de condições, como diarréia, dor abdominal, inchaço, constipação e outras.

Eles compararam dois tipos de estimulação com dois graus diferentes – Moxabustão a 43ºC vs. 46ºC e Eletroacupuntura a 1mA vs. 3mA. Tanto a Moxabustão quanto a EletroAcupuntura são mecanismos de tratamento comumente utilizados para uma variedade de condições. Na prática clínica, muitas vezes os acupunturistas aplicam a Acupuntura Sistêmica ou pelo menos regular com Moxabustão, mas esses resultados podem servir para simplificar o alcance, duração e a quantidade de técnicas clínicas aplicadas.

Os pesquisadores analisaram uma série de mudanças de estímulo do ponto Shang Juxu. Estes incluem o seguinte:

• Atividade com células mastócicas – envolvidas na resposta inflamatória e freqüentemente são elevadas em pacientes com SII, eles modulam a atividade nervosa no cólon.

• A expressão de 5-hidroxitriptamina (5-HT) – mais conhecida como “serotonina” para a qual o cólon é o maior produtor – os desequilíbrios aqui estão ligados a muitas questões do cólon, incluindo SII, câncer, diverticulite e doença celíaca, entre outros.

• Expressão do receptor de 5-hidroxitriptamina 3 (5-HT3R) – quando ativada pode levar à náusea, ansiedade e outras reações através do sistema nervoso central – bem como expressões 5-HT4R.

 

Os pesquisadores descobriram que, enquanto todas as técnicas mostravam direcionar as mudanças bioquímicas que ajudam na redução dos sintomas da SII, a Moxabustão mais quente a 46ºC (114ºF) foi a mais efetiva.

Isso é interessante, porque alguns consideram a EletroAcupuntura para proporcionar um estímulo mais forte a certos pontos de Acupuntura. Mas aqui, foi o calor e as possíveis interações químicas com a Moxabustão que proporcionaram o melhor resultado. Pode ser que o calor fornecido e a circulação que aumenta por causa disso obrigam literalmente o corpo a desligar os marcadores inflamatórios para que ele possa responder corretamente.

  • Posted by André Fun King Su
  • On 11 de setembro de 2017
  • 0 Comments

·         Tags: acupuntura, eletro, fitoterapia, ibs, intestino irritavel, moxa, moxabustao, sii

·        

·         André Fun King Su

·         Fundador da King. Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário São Camilo. Qualificação Internacional em Acupuntura & Medicina Tradicional Chinesa pela WFAS/Beijing. Professor Assistente da Yo San University/USA. Colaborador dos Projetos: Medicina Chinesa Clássica e Médica Chinesa & Fórmulas Magistrais. Realiza atendimentos particulares personalizados em São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Populares